Saiba como escolher a moto ideal

Como escolher a moto ideal

Se você está pensando em comprar uma moto, vale a pena levar em consideração:

  • Suas habilidades de piloto
  • A necessidade que está te impulsionando a comprar uma moto]
  • As características de cada modelo
  • O seu poder de aquisição para fazer essa compra, que vai demandar investimento inicial e também um planejamento de gastos, para manutenção e compra de equipamentos de segurança.

Dentre tantas opções incríveis no mercado, é importante fazer a escolha certa. Mas, afinal, como escolher a moto ideal?

Seu corpo, sua moto

No momento em que decidimos comprar uma motocicleta, é fundamental analisar o biotipo de que irá pilotar a moto, buscando um modelo que se adapte melhor ao seu corpo.

Muitas vezes a moto que você acha mais bonita, não é a moto correta para o seu tipo físico. Desta forma, fatores como peso, altura e outras suas características físicas como altura da perna, envergadura dos braços, largura de ombros, entre outros, devem ser levados em conta.

Afinal, você precisa estar confortável em sua motocicleta, além de seguro.

 

Segurança e manutenção

Falando em segurança, outro item bem importante que precisa ser analisado é o custo de manutenção da moto que deseja comprar.

Talvez esteja acessível comprar a moto agora, mas com o tempo, ela continuará exigindo revisões e troca de peças. É comum ver motos novas parada na garagem por falta de peças de manutenção, por não serem facilmente encontradas ou por terem um custo muito alto, inviabilizando seu uso.

Para isso, é fundamental que você pesquise em sua cidade se existem concessionárias, oficinas mecânicas e serviços da marca da moto escolhida. Com isso, faça um planejamento financeiro, considerando a aquisição da moto e também a sua manutenção.

 

Comprar moto: nova ou usada?

Vale muito a pena avaliar se a melhor opção para você será comprar uma moto nova ou usada. Além do investimento que você está disposto a fazer na compra da moto, há outros fatores a serem considerados.

É fato que uma moto usada requer um investimento menor. Por outro lado, são muitas as vantagens de uma moto nova, por ser produto nunca usado, coberto pela garantia do fabricante e com tecnologia recente.

 

Gosto é gosto

A melhor moto para você também vai levar em consideração o seu gosto pessoal, com critérios subjetivos e individuais. Por isso, é importante levar em conta as suas necessidades de uso.

 

Uso da moto: viagens ou trabalho

Porque você precisa de uma moto? Para quê ela será usada? O que pode te ajudar a escolher o melhor modelo de moto para você, é refletir no que ela será usada em seu dia a dia: se será o seu meio de transporte para o trabalho, se será usada apenas aos fins de semana para lazer ou viajar.

Considerando isso, é importante observar o tipo de terreno e a distância que a sua moto irá percorrer com você. Estradas rurais ou esburacadas, trajetos curtos nas ruas urbanas na cidade, trajetos longos em rodovias pavimentadas, enfim. Cada condição dessas, de acordo com a sua necessidade, irá te ajudar a escolher adequadamente o melhor modelo.

 

Experiência X Cilindrada

Os motociclistas mais experientes podem optar por modelos mais rápidos e pesados. Já aos iniciantes, indicamos que você comece sua experiência com motos de baixa ou média cilindrada, afinal, segurança é fundamental.

O risco de uma queda é grande já que a diferença de potências exige uma maior habilidade na pilotagem. Além disso, começar a pilotar uma moto muito potente sem ter a experiência necessária, pode fazer com que o piloto desista e acabe vendendo a moto antes mesmo de aproveitá-la.

Esperamos que não seja o seu caso!

 

Dica esperta: caso você esteja realizando a compra de sua primeira moto e você não tem ainda a habilidade de um piloto, é prudente optar por modelos mais leves com uma cilindrada entre 250 e 600cc.

Precisa de acessórios e conjuntos impermeáveis para pilotar a sua moto? Procure aqui – na Alba Moto!

Conheça aqui 15 modelos mais indicados para iniciantes.

 

 

Posts Relacionados