10 dicas de segurança para motociclistas

Dicas de segurança para motociclistas

O interesse do brasileiro por moto tem aumentado gradualmente. Segundo a ABRAMET, houve um aumento de 54,3% de motociclistas entre 2009 e 2019.

Assim, para melhorar a segurança para motociclistas, listamos 10 dicas para serem implementadas para o motorista e para o carona. Confira!

1. Evite acidentes

Na segurança para motociclistas, seguir as regras de trânsito é crucial, a fim evitar que acidentes aconteçam.

Uma forma de reduzir os riscos é por meio da precaução redobrada em cruzamentos e tomar cuidado com pontos cegos e com a velocidade.

Outros pontos a serem observados na direção é a realização de manobras cautelosas e, ao frear, ser um motociclista cuidadoso.

Dicas de segurança

Mais 9 dicas de segurança para motociclistas:

2. Use capacete e acessórios

O capacete é essencial, e inclusive está prescrito em lei, além de ter que ser utilizado com a viseira fechada para a segurança do motociclista.

Outros acessórios necessários são sapatos adequados e fechados, roupa para chuva e frio e óculos de proteção, caso não utilize viseira.

Além desses, há a antena corta pipa para entregadores, suporte para celular e protetores de joelho, costas, pescoço, dentre outros.

3. Conheça a moto

Ao se preocupar com a segurança do motociclista, é importante ressaltar a necessidade de conhecimento sobre a moto adquirida.

Assim como carros automáticos, manuais, com embreagem mais flexível, e assim por diante, as motos também têm suas diferenças e particularidades.

4. Tenha atenção redobrada em dias chuvosos

Além do capacete, como dito anteriormente, é necessário utilizar roupa de proteção contra frio e chuva, além de ter mais cuidado ao pilotar.

Observe onde há poças e o tipo de piso; pilote pela faixa central e em uma velocidade adequada; desvie de sujeiras e faça mais direção defensiva.

5. Tome cuidado com o deslocamento de ar

Quando um veículo está passando ao seu lado na direção contrária em alta velocidade, por exemplo, evite chegar muito próximo. 

Isso é necessário, pois, dependendo da aerodinâmica da moto, acidentes podem ocorrer devido ao deslocamento de ar.

6. Deixe os faróis sempre acesos

Utilize os faróis para que sejam vistos por outros motoristas e pedestres, principalmente durante a noite e em passagem por baixo de viadutos escuros.

7. Tome cuidado com o celular

Cuidado com a utilização do celular no trânsito ou qualquer outro aparelho que distraia e propicie um acidente. Use somente quando estiver parado.

8. Use a buzina

A buzina é excelente para alertar outros motoristas para reduzir as chances de ocorrer um acidente. Portanto, ela deve ser usada de forma prudente.

9. Tenha seguro

Para quem trabalha com moto, é interessante obter um seguro para que prejuízos sejam cobertos em casos de acidentes inevitáveis.

10. Deixe a manutenção em dia

É fundamental que a manutenção da moto esteja em dia. Para o veículo estar em boas condições, deve-se verificar se:

  • Os pneus estão calibrados;
  • Os retrovisores estão ajustados; 
  • O óleo foi checado;
  • Os filtros estão em dia;
  • A bateria está boa;
  • A corrente é nova e sua lubrificação, atualizada.

Para saber mais dicas de segurança para motociclistas e conhecer mais acessórios para moto, conte com a Alba Moto. Navegue pelo nosso site!