4 dicas de segurança para andar na garupa da moto

duas-pessoas-na-moto

Conheça um pouco mais sobre dicas de segurança para garupa de moto!

Um dos veículos terrestres que mais proporciona alta sensação de liberdade, aventura e muita diversão é a motocicleta.

Uma das atividades mais interessantes para fazer com esse veículo é viajar, inclusive, levando alguém na garupa da moto.

Para quem curte moto, andar na garupa é melhor ainda, pelo fato de não precisar ficar atento ao pilotar: basta aproveitar a paisagem. Entretanto, é necessário tomar certos cuidados, para evitar acidentes e ter mais segurança e conforto durante o caminho.

Se o garupa não souber se portar em cima da motocicleta, pode acabar atrapalhando o piloto, consequentemente, gerando acidentes.

O primeiro aspecto a ser pontuado sobre andar como garupa é que é estritamente proibido crianças com menos de 7 anos andarem de moto.

Se um adulto faz um passeio ou uma viagem de moto com uma criança menor da idade permitida, arrisca receber uma multa gravíssima.

Nesta publicação, saiba como andar na garupa da moto de forma segura, principalmente se você não está acostumado!

Ajuste a motocicleta

Quando há mais de uma pessoa na motocicleta, o peso é alterado, então há necessidade de ajustes na moto antes de dar a partida.

Por ter alguém atrás do piloto, é preciso realizar ajustes nos fachos dos faróis, nos retrovisores e fazer uma nova calibragem dos pneus.

A nova calibração deve seguir os parâmetros solicitados pela fabricante, descritos no manual, para evitar que haja desgaste maior do veículo.

Para ter uma viagem tranquila, deve-se, também, verificar a tensão da corrente de transmissão, a posição das pedaleiras e se estão bem fixadas.

Adapte a forma de pilotar

Ao piloto, é imprescindível que adapte a pilotagem quando há um garupa na moto. É ideal reduzir as acelerações e frenagens mais ríspidas e bruscas.

Segure-se no lugar certo

Para andar na garupa, é necessário saber se posicionar no banco e entender onde deve segurar para evitar problemas durante o passeio.

O ideal é que o garupa mantenha seu corpo aproximado do piloto e se segure no apoio que há atrás do banco da motocicleta.

Mantendo o equilíbrio e atenção

Outro ponto importante, que deve partir do garupa da motocicleta, é se adequar aos movimentos do piloto.

O garupa deve acompanhar os movimentos do piloto nas curvas. Quando a moto está em alta velocidade, o garupa precisa manter o seu corpo próximo ao do piloto e não é recomendável ficar conversando com ele.

Uma dica extra, que deve ser frisada, é a necessidade de utilização de equipamentos essenciais para o piloto, que o garupa também precisa usar.

Jaqueta, calça, sapatos adequados, que sejam firmes, como bota, e capacete são obrigatórios para garantir a segurança do garupa.

Agora que você sabe quais são as responsabilidades de um garupa e deseja equipamentos e acessórios para andar de moto, entre em contato conosco!