Capa de chuva de motociclista precisa ser lavada?

Capa de chuva de motoqueiro: Veja todas as nossas dicas para lavar de forma correta.

Ninguém gosta de gastar dinheiro à toa, certo? Pois saiba que há uma forma simples de economizar que é cuidando bem dos itens que já temos.

Com a manutenção da capa de chuva do motoqueiro é exatamente assim: cuidando periodicamente sua vida útil será muito maior.

A capa de chuva é um item indispensável para a praticidade, conforto e segurança do motociclista. E justamente por ser companheira do dia a dia precisa receber atenção para uma vida longa.

Ao escolher uma capa de chuva para motoqueiro com fácil processo de higienização fica mais prático mantê-la por mais tempo e nas melhores condições de uso.

Observar as especificações do fabricante na hora dos cuidados de limpeza da capa de chuva é fundamental. Algumas não podem ser lavadas, por exemplo, com risco de danificar suas propriedades de proteção.

Isso acontece porque numa lavagem normal pode ocorrer a abrasão que causam riscos no tecido. No caso das capas de chuva isso prejudica a sua impermeabilidade.

Capa de chuva de material sintético

Prefira a lavagem à mão e com sabão neutro. O uso de máquina de lavar pode ser prejudicial pelo processo mais severo ao tecido.

Nada de usar solventes, produtos à base de cloro ou abrasivos. 

A secagem é parte essencial e deve ser feita na sombra e nunca em secadoras devido às altas temperaturas.

E mesmo antes da limpeza periódica, é importante manter uma rotina de cuidados.

Lembre-se, por exemplo, de colocar a capa de chuva para secar após o seu uso cotidiano, evitando o acúmulo de umidade que podem causar mofo e cheiro desagradável.

Lavagem de acessórios em couro

Caso tenha seus acessórios em couro, jaquetas, por exemplo, redobre os cuidados. 

Este material é ainda mais sensível e de difícil manutenção. Por ser natural pode estragar com mais facilidade caso a limpeza não seja feita corretamente.

Use somente um pano ou esponja levemente umedecidas com água. O uso de produtos específicos para couro é recomendado quando a sujeira se acumula, mas nunca sob imersão.

Outro cuidado com os itens de couro é a hidratação. Consulte as orientações do fabricante para um cuidado correto.

Nunca esqueça de secar após a chuva 

Como já ressaltamos, é muito importante secar a capa de chuva, ou a jaqueta que compõe muitas vezes o conjunto, para evitar acúmulo de sujeira, cheiro ruim e até mofo.

Uma dica é aplicar talco antisséptico na parte interna para reforçar a limpeza cotidiana.

Para a secagem, deixe a capa de chuva ao ar livre, sob sombra, esticada por algumas horas e pronto!