Centro Cultural Movimento: conta a história das motos no Brasil

centro cultural movimento

Você sabia que existe um museu que conta os 120 anos das motos e bikes no Brasil? É uma ótima opção para um passeio sob duas rodas. Saiba tudo sobre o Centro Cultural Movimento, um dos maiores acervos do país!

 

Centro Cultural Movimento

A cidade de Socorro, localizada na Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo, inaugurou em 2021 o primeiro museu do Estado dedicado a veículos de duas rodas. 

Chamado de Centro Cultural Movimento, o museu se propõe a resgatar a história das motos e bicicletas no Brasil.

 

O centro cultural está sediado na Antiga Estação Ferroviária da cidade, que passou por uma reforma, mas manteve a arquitetura original do prédio histórico de 1909, o que manteve o charme do espaço.

 

O acervo

A maioria do acervo de modelos de motos e bicicletas clássicas foi cedida por colecionadores e apoiadores do projeto. Há também fotografias antigas e documentos originais – entre eles, pedidos de patentes, propagandas de época e anúncios em classificados.

 

museu de motocicletas

Esporte e competições

O museu inclui um espaço dedicado à história das competições de moto e bicicleta no Brasil. Há uma Sala dos Troféus, reportagens históricas, além de roupas e equipamentos de pilotagem utilizados ao longo de mais de um século.

 

Entre algumas das raridades expostas no museu, estão o título do Troféu Real Consul D’Itália, de 1937, conquistado pelo piloto Luiz Bezzi de Santos, e a réplica da Mobilette de Alex Barros, em sua estreia na motovelocidade, aos 7 anos, e da Puch campeã paulista de ciclomotores de 1978.

 

Principais atrações

No Salão Nobre, espaço multiuso que abriga as exposições permanentes e temporárias do museu, estão as principais atrações, motos e bicicletas que marcaram a história do setor de duas rodas no país.

 

As peças foram organizadas de modo cronológico para que o visitante tenha a experiência de acompanhar o desenvolvimento dos veículos.

Há dois modelos em especial, expostos no museu, que tiveram papéis significativos e influenciaram a geopolítica mundial: a Triumph Type H, de 1915, utilizado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelas tropas de comunicação britânicas e a BMW R35, de 1938, escolhida por Hitler para os deslocamentos do Exército alemão, na Segunda Grande Guerra (1939-1945).

Além dessas, o museu conta com raridades que fizeram história, incluindo modelos da Honda, Yamaha, Lambretta, Norton, Vespa, entre tantas outras.

 

centro cultural movimento

Horários e Ingressos

O museu está aberto de quarta a domingo (confira os horários de cada dia aqui) e os ingressos custam R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

 

Curtiu a dica? Organize um passeio com quem também ama duas rodas e conta pra gente se você gostou!

 

Conheça os produtos Alba

 

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Nosso blog é super completo, com conteúdos sobre marca de queda em moto usada e outros assuntos relacionados ao universo do motociclismo.

Navegue pelo site, para acessar todos os conteúdos do blog gratuitamente e aproveite para conhecer nosso catálogo de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *