Checklist: O que verificar antes de partir para uma aventura numa motocicleta!

checklist para aventura de motocicleta

Viajar de motocicleta pode ser uma experiência incrível, mas você deve estar preparado para todas as situações que possam surgir durante a viagem, desde problemas mecânicos até mudanças climáticas. É essencial ter um checklist para verificar, antes de partir em uma aventura numa motocicleta. Confira nossa sugestão de checklist no texto de hoje!

1. Condições da motocicleta

Antes de partir, é importante verificar as condições da motocicleta. Certifique-se de que as luzes, freios, pneus e suspensão estejam funcionando corretamente. Verifique também o nível de óleo e a pressão dos pneus. Se necessário, faça uma revisão completa da motocicleta antes de partir.

Se você estiver viajando sozinho será fundamental que a moto não te deixe na mão, já que sozinho tudo fica ainda mais complicado. E se você estiver acompanhado, a responsabilidade é igual (ou até maior), porque você tem uma vida – que não é a sua – sob sua responsabilidade. Por isso, checagens básicas podem evitar transtornos gigantes como um acidente grave. 

O sistema elétrico da moto merece uma revisão cautelosa. Antes de colocar o pé na estrada providencie fusíveis reserva além de no mínimo mais três lâmpadas de pisca, freio e farol, respectivamente.

2. Equipamentos de segurança

Usar equipamentos de segurança é essencial para qualquer motociclista. Certifique-se de que possui capacete, luvas, jaqueta de couro, calças e botas apropriadas para a viagem. No site da Alba Moto, você encontra as melhores capas, roupas e acessórios para que sua viagem seja segura e confortável.

Além disso, verifique se todos os equipamentos estão em bom estado e se ajustam perfeitamente ao seu corpo.

3. Documentação

Não se esqueça de levar todos os documentos necessários, como carteira de habilitação, seguro da motocicleta e comprovante de pagamento do IPVA. Verifique também se a documentação da motocicleta está em dia, como licenciamento e inspeção veicular.

Parece bobagem, mas ser parado na estrada e não estar com a documentação correta pode ser um contratempo inesperado e chato de resolver.

4. Roteiro

Antes de partir, planeje o roteiro da viagem. Verifique as condições das estradas, a distância entre as cidades e os pontos de parada. Programe descansos regulares, aproveite para tirar fotos e registrar os lugares por onde passar.

5. Previsão do tempo

Verifique a previsão do tempo para o período da viagem. Se houver previsão de chuva, por exemplo, é importante levar sua capa de chuva Alba e roupas impermeáveis. Além disso, é importante lembrar que a condução em condições de chuva requer mais atenção e cuidado.

6. Alimentação

Planeje as refeições durante a viagem. Verifique se há restaurantes ou lanchonetes ao longo do caminho ou se é necessário levar alimentos e água. Lembre-se de que é importante manter-se hidratado durante a viagem.

7. Bagagem firme

Caso sua moto não tenha malas laterais ou baús embutidos, certifique-se de que os elásticos ou redes com ganchos para prender sua bagagem estejam firmes. 

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há 50 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *