Cientistas confirmaram: andar de moto faz bem para a saúde

Andar de moto faz bem a saúde

Você tem um amigo ou um familiar que não entende a sensação de se andar de moto? Tem aquela pessoa que pega no seu pé dizendo que é perigoso e que você deve trocar a moto por um carro?

Agora você terá um argumento fortíssimo para defender sua paixão pelas duas rodas: cientistas confirmaram que andar de moto faz bem para a saúde.

Confira nosso texto e já manda pra quem não te entende!

 

Estudo confirma!

A Harley-Davidson, em parceria com o Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, realizou um estudo para provar cientificamente: andar de moto aumenta a concentração e diminui o stress.

A pesquisa monitorou a atividade cerebral e frequência cardíaca dos participantes, também mediu os hormônios como: adrenalina, noradrenalina e cortisol (hormônio relacionado ao estresse).

Os participantes foram submetidos a passeios de carro e de moto. Durante os passeios, foram monitorados a atividade cerebral e os níveis hormonais antes, durante e após.

Ao comparar os níveis de quando se dirige um carro, com os níveis de quem  pilotou uma moto, notou-se que os participantes, ao pilotar a moto, experimentaram maior foco sensorial e resistência à distração.

Segundo o Dr. Don Vaughn, neurocientista que comandou a pesquisa, “os níveis de estresse, especialmente entre os jovens adultos, continuam aumentando, e as pessoas estão procurando formas de melhorar sua saúde mental e física. Até recentemente, a tecnologia para medir rigorosamente o impacto no cérebro, de atividades como motociclismo não existia”, completou ainda que “é fascinante investigar rigorosamente os efeitos físicos e mentais que os motociclistas relatam”.

A conclusão é que o hábito de andar de moto aumenta as métricas de foco e atenção e diminui os níveis relativos de cortisol, um marcador hormonal de estresse.

É importante ressaltar, contudo, que os estudos foram feitos em condições em que os participantes estavam desfrutando um passeio, e não em situações de trânsito intenso.

 

O que dizem os dados?

O estudo concluiu que o nível de estresse nos participantes que andaram de moto baixou até 28% e fez os níveis de adrenalina aumentarem 27%, o equivalente à prática de exercício leve. Além disso, o foco sensorial e a atividade cerebral de quem pilotou melhorou significativamente.

Os dados mostram que andar de moto melhora a memória, reflexos, a capacidade de tomada de decisões rápidas, o humor, a autoconfiança, o equilíbrio, o tônus muscular e a força física, além de reduzir o stress.

 

Curtiu saber dessa novidade? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

 

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

One thought on “Cientistas confirmaram: andar de moto faz bem para a saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *