Com qual frequência é necessário fazer a revisão da minha moto?

Revisão de moto em quanto tempo

Os cuidados com os veículos devem ser constantes para evitar que ocorram problemas mecânicos futuros.

Com a motocicleta, o cuidado deve ser redobrado. Também é necessário realizar a revisão periódica e manutenção para conseguir rodar sem medo.

A revisão é uma parte de extrema importância a ser feita para garantir a segurança e otimizar o desempenho da motocicleta.

Neste artigo, saiba mais sobre a revisão de moto, em quanto tempo ela deve ser realizada e os itens que devem fazer parte desse processo! 

Quando deve ser feita a revisão?

Para garantir que a revisão da moto esteja sendo feita em um período adequado, o motociclista deve levar em consideração a quilometragem rodada.

Geralmente a revisão deve ocorrer quando a motocicleta alcança cerca de 6 a 10 mil quilômetros rodados ou ao menos uma vez por ano.

O fator tempo de revisão da motocicleta é definido a partir do seu modelo e das instruções emitidas pela montadora do veículo.

A revisão auxilia não somente a rotina, como também é essencial ao viajar, para verificar se todas as peças e a mecânica estão em dia.

Com esses cuidados, as chances de problemas adversos ocorrerem diminuem e os custos reduzem consideravelmente.

Itens a serem revisados e a periodicidade

Outro ponto que deve ser revisado durante a inspeção são as peças. Elas possuem duração diferente e fazem toda a diferença na mecânica da moto.

Pneus

Pneus

Os pneus devem ser verificados toda semana para compreender se há avarias, objetos inseridos, bolhas ou se está muito cheio ou murcho.

Além dessa observação, deve-se analisar a gastura do pneu a partir da Tread Wear Indicator (TWI) e a realização da calibragem.

Freios

No mínimo a cada mil quilômetros rodados, deve haver uma verificação dos freios a partir da visualização dos discos e das pastilhas.

Se nos discos houver avarias, como riscos diferentes ou arranhões, é necessário trocá-los.

Outra forma de checar os freios é pelo barulho que a moto faz. Se houver um ruído de atrito metálico, é preciso encaminhá-la a um profissional.

Óleo do motor

Óleo do motor

É interessante que haja a revisão do óleo do motor entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Isso varia de acordo com o modelo do produto.

Analise se há vazamentos e também faça a verificação do nível de lubrificante com a vareta para saber se ele apresenta a quantidade recomendada.

Carburador

As motocicletas novas já não apresentam carburador, mas é necessário que quem ainda possui motos com essa peça saiba sobre sua revisão.

Para manter o carburador em dia, é necessário fazer a sua limpeza e analisar se há avarias como rachaduras ou algo trincado.

Corrente

Há uma indicação de folga máxima a ser respeitada. Então, se a corrente estiver muito larga, é necessário reajustá-la em uma oficina.

A revisão da corrente deve ser feita toda semana e precisa ser lubrificada e limpa para melhorar seu desempenho e reduzir o desgaste.

Agora você já sabe mais sobre revisão de moto, em quanto tempo é necessário que ela seja feita e as peças para averiguar.

Se quiser conhecer acessórios para pilotar sua moto e deseja saber mais sobre motocicletas, navegue pelo nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.