Com qual frequência é necessário fazer a revisão da minha moto?

Frequência de revisão da moto

A maioria dos motociclistas sabe que a manutenção regular de uma moto é essencial para o seu bom funcionamento. Uma das principais formas de manutenção é a revisão da moto, que envolve a verificação de vários componentes e sistemas para garantir que estão a funcionar correctamente. Mas com que frequência é necessário fazer a revisão da moto? Vamos explorar essa questão em detalhes neste artigo.

 

Porque é que a revisão da moto é importante?

Antes de entrarmos na frequência com que deve ser feita, é importante entender porque a revisão da moto é tão crucial. A revisão da moto é uma forma de prevenir problemas futuros ao identificar e corrigir problemas antes que se tornem sérios. Além disso, a revisão da moto pode ajudar a prolongar a vida útil do seu veículo, melhorar a sua eficiência de combustível e garantir que a sua moto está sempre em óptimas condições de condução.

 

Frequência da revisão da moto

A frequência com que você deve fazer a revisão da sua moto depende de vários factores, incluindo o tipo de moto que você tem, o quão frequentemente você a usa, e as condições em que você a conduz. No entanto, aqui estão algumas orientações gerais que você pode seguir:

Revisão a cada 1.000 km: Esta é uma revisão básica que você deve fazer a cada 1.000 km percorridos. Ela inclui a verificação do nível de óleo, a verificação dos pneus e a limpeza do filtro de ar. 

Revisão a cada 3.000 km: Esta é uma revisão mais completa que deve ser feita a cada 3.000 km percorridos. Ela inclui todas as verificações feitas na revisão de 1.000 km, bem como a substituição do óleo do motor e do filtro de óleo. 

Revisão a cada 6.000 km: Esta é uma revisão completa que deve ser feita a cada 6.000 km percorridos. Ela inclui todas as verificações e substituições feitas nas revisões de 1.000 km e 3.000 km, bem como a verificação do sistema de travagem, da corrente de transmissão, das luzes e dos sinais, e da bateria.

Revisão anual: Independentemente da distância que você percorre com a sua moto, é aconselhável fazer uma revisão completa pelo menos uma vez por ano. Isto é especialmente importante se você não usa a sua moto muito frequentemente, pois os problemas podem surgir mesmo quando a moto está parada.

 

Revisão regular da moto é essencial!

Em conclusão, a frequência com que você deve fazer a revisão da sua moto depende de vários fatores, mas como regra geral, você deve fazer uma revisão básica a cada 1.000 km, uma revisão mais completa a cada 3.000 km, uma revisão completa a cada 6.000 km, e uma revisão anual. Lembre-se, a revisão regular da moto é essencial para manter a sua moto em óptimas condições e para prevenir problemas futuros. Portanto, não negligencie a importância da revisão da moto.

Itens a serem revisados e a periodicidade

Outro ponto que deve ser revisado durante a inspeção são as peças. Elas possuem duração diferente e fazem toda a diferença na mecânica da moto.

Pneus

Pneus

Os pneus devem ser verificados toda semana para compreender se há avarias, objetos inseridos, bolhas ou se está muito cheio ou murcho.

Além dessa observação, deve-se analisar a gastura do pneu a partir da Tread Wear Indicator (TWI) e a realização da calibragem.

Freios

No mínimo a cada mil quilômetros rodados, deve haver uma verificação dos freios a partir da visualização dos discos e das pastilhas.

Se nos discos houver avarias, como riscos diferentes ou arranhões, é necessário trocá-los.

Outra forma de checar os freios é pelo barulho que a moto faz. Se houver um ruído de atrito metálico, é preciso encaminhá-la a um profissional.

Óleo do motor

Óleo do motor

É interessante que haja a revisão do óleo do motor entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Isso varia de acordo com o modelo do produto.

Analise se há vazamentos e também faça a verificação do nível de lubrificante com a vareta para saber se ele apresenta a quantidade recomendada.

Carburador

As motocicletas novas já não apresentam carburador, mas é necessário que quem ainda possui motos com essa peça saiba sobre sua revisão.

Para manter o carburador em dia, é necessário fazer a sua limpeza e analisar se há avarias como rachaduras ou algo trincado.

Corrente

Há uma indicação de folga máxima a ser respeitada. Então, se a corrente estiver muito larga, é necessário reajustá-la em uma oficina.

A revisão da corrente deve ser feita toda semana e precisa ser lubrificada e limpa para melhorar seu desempenho e reduzir o desgaste.

 

Curtiu esse conteúdo? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

 

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

1 thoughts on “Com qual frequência é necessário fazer a revisão da minha moto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *