Como escolher o melhor pneu de moto?

pneu de moto

Nem precisamos dizer que os pneus são os “equipamentos” mais importantes de uma moto. Eles são os grandes responsáveis pela sua estabilidade. Mas como escolher o melhor pneu de moto dentre tantas opções? 

Confira no texto de hoje algumas dicas que separamos para te ajudar a escolher o modelo ideal.

 

Rodas raiadas e rodas de liga leve

A primeira coisa que você precisa saber para escolher o melhor pneu é qual é o tipo de roda da sua moto. Existem praticamente dois tipos: as raiadas e as de liga leve. As raiadas são as mais comuns, formadas por três peças básicas: aro, cubo e raios. Já as rodas de liga leve têm o aro e os raios construídos como uma parte única, geralmente de alumínio.

As rodas raiadas precisam de pneus com câmara de ar, ao contrário das rodas de liga leve. 

Tipos de Pneus

São basicamente seis (6) modelos de pneus diferentes, cada um para um objetivo específico:

De competição

Também conhecidos como pneus “race” podem ser usados em um circuito. Os pneus de competição são de borracha bem macia e costumam funcionar bem em temperaturas muito altas, com uso excessivo e alta frequência de atrito , por isso são frequentes em competições.

 

De desporto

São de borracha macia e são utilizadas para esporte ou para circuito. Não apresentam muitos desenhos e também não atingem temperatura muito alta. Não é indicado para climas chuvosos: sua borracha não é muito boa no piso molhado, podendo gerar derrapagens.

Touring

São os pneus de estrada para aqueles motociclistas que usam seu veículo no dia a dia. Os pneus são de borracha rígida e apresentam uma temperatura baixa ao funcionar. Como é um modelo usado no dia a dia, a sua vida útil é bem maior do que a de desporto.

Esse tipo de pneu é recomendado para qualquer trajeto e, além disso, os seus desenhos dão maior segurança quando estiver em uma pista molhada.

Desporto-touring

É um meio termo entre os dois citados. Se você gosta de participar de circuitos de corrida de vez em quando, é uma boa opção!

Mistos ou trail

Podem ser utilizados em terra ou no asfalto. Esses pneus apresentam desenhos largos na sua superfície, o que garante o máximo de tração em diferentes terrenos. A sua borracha é rígida e apresenta uma temperatura baixa e com uma ótima aderência a qualquer tipo de piso.

Todo o terreno (TT)

Apresentam grandes sulcos na superfície, ideais para pistas de terra ou nas provas de motocross. A sua borracha é rígida, com uma temperatura bem baixa no funcionamento, o que o torna ideal em terrenos bem secos ou em superfícies acidentadas, além de dar uma ótima aderência ao piso.

Escolha o que mais tem a ver com o uso que você faz da motocicleta no dia a dia.

Tamanho do pneu de moto

Assim como os pneus de carro, os de moto também podem ser de tamanhos variados. Verifique o manual do usuário. Cada modelo de motocicleta usa um modelo ideal e isso é definido pela própria fabricante.

Trocar os pneus da sua moto por outros de uma medida que não é a recomendada pelo fabricante pode aumentar o consumo de combustível e o risco de acidentes!

Investir em pneus de qualidade é cuidar da sua segurança e economizar dinheiro e equipamento a longo prazo.

 

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *