Saiba como se proteger do frio na moto

frio-na-moto

Passar frio andando de moto é ruim demais, não é? Além do desconforto, as mãos e pés gelados parecem “travados”, e nossos reflexos ficam comprometidos.

 

No post de hoje vamos dar todas as dicas para você driblar o frio! Continue lendo.

 

Dá para andar de moto no inverno brasileiro?

 

No Brasil, dá para andar de moto o ano todo porque, mesmo no sul, é raro termos temperaturas negativas.

 

De todo modo, estudos revelam que a sensação térmica do motociclista pode ser de 10º C a menos do que a temperatura ambiente; por isso, mesmo nosso inverno ameno pode gerar desconforto.

 

Apesar do incômodo, isso não impede que você ande de moto. É preciso apenas tomar alguns cuidados – com você e com a moto.

 

Cuide das extremidades

Com temperaturas baixas, os pés e as mãos dos motociclistas ficam mais expostos ao frio e tendem a perder calor muito rápido.

 

Mãos

Engana-se quem confia, que uma simples luva de couro para encarar o inverno sob duas rodas. Como – pilotando a moto – recebemos um fluxo constante e intenso de vento frio, o couro não é capaz de manter as mãos aquecidas por muito tempo.

 

É preciso escolher luvas forradas, de preferência aquelas que têm camadas internas capazes de bloquear a saída do calor.

 

Nossa luva geada, por exemplo, é toda forrada, resistente a água e reforçada na palma da mão. A luva gelada garante que as mãos do motociclista mantenham-se aquecidas e protegidas das baixas temperaturas. 

 

Pés

Use meias grossas e botas de cano alto para proteger seus pés.

 

A bota Impermeável Alba Moto é uma boa opção. De cano alto, tem sola flexível e garante total segurança. É 100% impermeável, feito de material PVC revestido em malha de poliéster.

 

Use roupa adequada

 

Não adianta vestir várias peças de roupas para se aquecer, porque isso vai limitar seus movimentos. Vista peças térmicas, adequadas ao tempo frio.

 

O ideal são as jaquetas desenvolvidas especialmente para motociclistas, com forro e proteção adequados. Nosso blusão Canadá é uma ótima opção: além de forro, tem manta interna 100% poliéster, que esquenta muito.

 

É preciso cuidar da parte inferior do corpo também. Há calças impermeáveis com forro, específicas para o mau tempo. Caso opte por andar de calça jeans, use uma segunda pele por baixo para não sentir frio.

 

Cuide da cabeça

No inverno, guarde seu capacete aberto e use o fechado, que protege do vento e do frio e também é mais seguro em caso de acidente.

Você também pode usar por baixo uma balaclava (que cobre toda a cabeça e o pescoço) para se aquecer.

 

Vá com calma

Com o tempo frio, todos os fluidos (como fluido de freio e óleo de suspensão) de sua moto estão frios também. O ideal é que você aqueça o veículo e pilote os primeiros minutos com muita calma e atenção.

 

Frio te pegou desprevenido?

Mesmo os motociclistas mais experientes podem passar por imprevistos. Você saiu com o tempo aberto, um dia lindo, mas de repente veio a frente fria e te pegou desprevenido? 

Um truque conhecido é colocar jornais por baixo da roupa. Outro é envolver o calçado em sacos plásticos.

Essas dicas podem te ajudar a chegar em casa para se equipar adequadamente.

 

Os melhores produtos estão na Alba

 

Encontre os equipamentos adequados em nosso site!

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

 

Conheça todos os nossos produtos aqui e fique pronto para qualquer clima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.