Emplacamento de moto: os documentos e o preço médio - Alba Moto

Emplacamento de moto: documentos necessários e o preço médio

emplacamento de moto, Emplacamento de moto: documentos necessários e o preço médio, Alba Moto

Se você algum dia já comprou um veículo zero quilômetro e é um amante das duas rodas, provavelmente já teve que fazer um emplacamento de moto.

Mas, assim como há muitos que já passaram por essa burocracia, tantos outros ainda são, de certa forma, assombrados pelas dúvidas e incertezas de um processo novo.

Sendo assim, para ajudar a todos que ainda precisam emplacar seus veículos, reunimos neste post duas das maiores preocupações das pessoas num geral.

Saber ao certo quais documentos ter em mãos na hora de buscar pelo emplacamento já facilita todo processo.

Da mesma forma, saber quantos reais será necessário pagar para que tudo dê certo é também uma informação importante dentro de um planejamento financeiro.

Por isso, não deixe de conferir com atenção as informações abaixo e volte aqui nesta publicação sempre que julgar necessário!

Quais documentos são necessários para o emplacamento de moto

Reunir documentos é uma tarefa que pode ser extremamente desgastante. Principalmente quando você não consegue se organizar direito.

Seja num processo de matrícula de um filho no colégio, ou seja durante a admissão em um novo emprego, quase todos já tiveram que, um dia, entregar cópias e documentos originais para alguma instituição ou alguém.

E com tantos requisitos, e possíveis idas e vindas do cartório, é bem possível que alguma das solicitações seja esquecida e acabe inviabilizando tudo.

Por isso, recomendamos que um checklist seja feito e revisto antes do dia da entrega dos documentos. Até o presente momento, esses são os documentos necessários:

  • Decalque do número do chassi original: o número do chassi é exigido em casos como esse para evitar fraudes e clonagem de veículos. Portanto certifique-se bem na hora de separar esse documento;
  • Cópia e original do comprovante de endereço: no caso do comprovante de endereço, uma simples conta de água ou de luz do local onde você mora é o suficiente para que o emplacamento siga sem maiores transtornos. Atente-se apenas para o prazo obrigatório máximo de 3 meses;
  • Cópia e original da carteira nacional de habilitação ou RG do proprietário: como em qualquer solicitação de documentos, é preciso apresentar uma prova de identidade. Sendo assim, tanto a CNH quanto o RG são documentos igualmente válidos;
  • Cópia e original do contrato assinado por todas as partes: este item em específico diz respeito apenas àqueles que possuem um contrato de financiamento do veículo a ser emplacado;
  • Nota fiscal do veículo: Por fim, mas não menos importante, a nota fiscal é necessária para evidenciar a regularização do pagamento que possivelmente estaria sendo negligenciado.

Vale ressaltar, entretanto, que os documentos pedidos pode ser alterados por órgãos competentes a qualquer momento.

Portanto, caso esteja em dúvida antes de qualquer ação, consulte o Detran.

Preço do emplacamento de moto

O preço do emplacamento de moto está sujeito a reajustes anuais. Dessa maneira, é importante estar sempre atento às datas de mudanças de preços.

A média de preços, entretanto, é parecida e gira em torno de 500 reais quando consideradas todas as taxas e impostos envolvidos no processo.

É válido lembrar também que valores e etapas podem variar de acordo com estado. Assim, confira na sua região os preços praticados.

Depois de emplacar sua moto, é hora de sair nas ruas com os melhores acessórios para motociclistas

Assim que você emplacar a sua moto e consequentemente puder sair com ela pelas ruas, lembre-se de que só os melhores acessórios podem te proteger de situações incontroláveis.

O vento e a chuva são sempre imprevisíveis. Por isso, é sempre bom ter acessórios impermeáveis por perto.

Esse tipo de acessório, inclusive, é especialidade da Alba Moto, uma empresa que se preocupa de verdade com o motociclista brasileiro. Acesse o nosso site e conheça nossos produtos!