IPVA para motos: o que é e para que serve tal imposto.

Entenda mais sobre o IPVA para motos

ipva para motos, Entenda mais sobre o IPVA para motos, Alba Moto

Início de ano é sempre uma época de muito otimismo e renovação. Tempo em que as memórias das promessas de ano novo ainda estão recentes na memória e que a esperança toma conta de grande parte da população. Pensando do lado negativo, porém, também é o momento de pagar muitas contas. Para quem possui um veículo próprio, como uma moto por exemplo, fugir do IPVA para motos não é uma opção.

Nesse sentido, as motocicletas, ainda que sejam veículos de menor porte, não escapam dessa regra. Isso faz com que seus proprietários tenham que pagar o imposto.

Se você, portanto, é dono de uma moto e possui dúvidas sobre o IPVA, não se preocupe. Confira o texto abaixo e entenda mais sobre o IPVA para motos!

O que é IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Basicamente, é um tributo que diz respeito a todo e qualquer automóvel — podendo ser carros, motos, vans, dentre outros.

É um imposto de nível estadual, sendo aplicado, consequentemente, unicamente por cada unidade federativa brasileira.

Apesar disso, é cobrado em todo país, mas conta com regras que variam de acordo com cada estado. Nesse sentido, vale a pena conferir as especificidades da sua região antes de efetuar um pagamento.

Qual o valor do IPVA para motos?

O valor do IPVA depende de muitos fatores. Como já mencionamos anteriormente, há regras diferentes para cada estado que valem a pena ser conferidas.

Ademais, o modelo do veículo também é diretamente responsável pelo valor do imposto a ser pago.

Sendo assim, o valor do modelo na Tabela Fipe é um grande indicativo do preço dos tributos que seu proprietário terá que pagar.

Depois de checar a Tabela Fipe, para descobrir o valor do seu IPVA é necessário checar a alíquota referente ao local em que o seu veículo está registrado.

A partir disso, a porcentagem do imposto sobre o preço do veículo será uma estimativa próxima do valor a ser pago. Não necessariamente indicando o preço exato, mas resultando numa noção importante para o planejamento familiar.

Isenção de IPVA

Em alguns casos, as pessoas têm direito a isenções de IPVA. Para saber se você tem direito à isenção do imposto, é fundamental checar a lista de isenções.

Condições físicas do proprietário ou o ano de fabricação dos veículos, por exemplo, podem ser motivos de isenção. Portanto fique ligado e confira se o seu caso se enquadra na lista.

Se você é proprietário de uma motocicleta e gostou deste texto, acesse o blog da Alba Moto e confira mais conteúdos semelhantes!

A Alba é uma marca feita para ajudar os amantes de motos e possui uma grande tradição no mercado de acessórios para motociclistas. Caso queira conhecer nossa linha exclusiva de acessórios para motoqueiros, clique Aqui.