Conheça os perigos de andar de moto no corredor de carros - Alba Moto

Entenda porque é perigoso para motos andar no corredor de carros

corredor de carros, Entenda porque é perigoso para motos andar no corredor de carros, Alba Moto

Possuir uma moto atualmente traz uma série de vantagens para os motociclistas. Muito por conta disso, inclusive, tornou-se um veículo tão popular no Brasil.

De maneira geral, as motos gastam menos combustível que carros, têm um custo de manutenção mais barato e ainda exigem menores investimentos para serem compradas.

No contexto de uma cidade grande, outra “vantagem” das motos é a sua utilização para andar no corredor de carros e, dessa forma, evitar o trânsito mais intenso.

Mas o que parece ser um enorme benefício a princípio, pode se tornar um pesadelo. Andar de moto no corredor de carros é uma prática extremamente perigosa.

Como poucos acabam percebendo o real tamanho do perigo, preparamos este texto para explicar melhor o porquê de ser uma atitude reprovável.

É contra a legislação brasileira

Em primeiro lugar: andar de moto no corredor é contra as leis. Dificilmente pilotos recebem multas por isso, em parte por causa da dificuldade de fiscalização.

No entanto, ainda que poucos sejam punidos, essa prática segue sendo contra as leis. E, caso um dia você cometa essa infração, poderá ser punido.

É importante lembrar, que antes de tirar a permissão para pilotar uma moto, conceitos como este são ensinados nas aulas teóricas.

E eles existem por um bom motivo: a segurança dos motoristas.

Por que é perigoso andar no corredor de carros?

Quando ruas e rodovias são projetadas, tudo é pensado para garantir a segurança dos motoristas. E considera-se que todos vão dirigir entre as faixas, no meio das vias.

Com isso, é possível planejar as sinalizações e colocá-las em lugares ideais e de fácil visualização e leitura, por exemplo.

Além disso, o cálculo da velocidade máxima permitida também parte de considerações feitas a partir desses situações.

Por isso, pilotar uma moto no corredor é tão perigoso, pois é uma atitude que acaba subvertendo todas as certezas de tráfego conhecidas na hora de projetar uma pista e seus fluxos.

Quais tipos de acidentes podem acontecer por andar de moto no corredor de carros?

Quando as motos circulam entre os carros, diversos tipos de acidentes podem acontecer. Colisões laterais, por exemplo, tornam-se extremamente mais prováveis.

Muitas vezes os carros podem trocar de faixa sem uma sinalização prévia e atingir os motociclistas ou até, em outros casos, as motos podem ficar posicionadas no ponto cego do retrovisor e causar acidentes.

Outras possíveis colisões ocorrem por conta de curvas mais fechadas. Quando motos andam entre carros, qualquer erro em uma curva pode ser fatal. Por isso, nenhuma escapada é permitida.

Como prevenir acidentes

Para prevenir acidentes, a medida mais indicada é manter-se no centro das pistas, sempre a uma distância segura dos veículos da frente e de trás.

Esse espaço, chamado de distância de seguimento, permite que os motoristas possam ter o tempo adequado para reagir a quaisquer problemas com veículos próximos.

É preciso sempre colocar a segurança em primeiro lugar para evitar problemas no trânsito. É possível, no entanto, que acidentes sejam inevitáveis — nesses casos, o ideal é estar equipado com os melhores acessórios de segurança para motociclistas.

No nosso site, você encontra tudo para garantir a sua segurança nas pistas. Acesse o nosso site, conheça nossos produtos e lembre-se: se não for Alba, vaza!