Entenda as funções do escape de moto - Alba Moto

Entenda as funções do escape de moto

escape de moto, Entenda as funções do escape de moto, Alba Moto

O escape de moto faz parte do imaginário de grande parte dos amantes das duas rodas. Muito retratado em filmes e séries, é um componente que costuma chamar a atenção.

Isso é ainda mais forte quando falamos de motocicletas esportivos, pois os canos de escape geralmente são ainda mais notáveis.

Mas, muito além do design arrojado e do ronco agressivo das motos esportivas, o escapamento tem muitas funções no funcionamento de uma motocicleta.

Ele pode até não ser tão flagrante quanto em outros tipos de motos. No entanto, até mesmo nos veículos mais baratos que você vê rotineiramente o escape de moto é importante.

Dessa maneira, neste texto vamos falar mais sobre as funções do escapamento e a sua importância para o desempenho da moto.

As funções do escape de moto: poluição sonora

Uma das funções mais importantes do escapamento pode ser lembrada facilmente quando não é executada como deveria.

Um bom sistema de escape de moto é responsável por reduzir a poluição sonora deixada por motocicletas.

Sendo assim, quando essa função não é bem executada pelo sistema de escape, normalmente tendemos a nos sentir incomodados com o barulho.

Afinal, imagine só como seria a vida numa cidade grande em que todas as motos não têm uma regulação do barulho que fazem…

As funções do escape de moto: poluição da atmosfera

Outro papel importante do escapamento também está relacionado à poluição. Mas, ao contrário do item anterior, dessa vez se trata da poluição atmosférica.

Em outras palavras, a emissão de gases que faz parte da queima do combustível dos motores das motocicletas.

Os escapamentos funcionam, basicamente, como um filtro para reduzir ao máximo os danos ao meio ambiente causados pelos gases poluentes que saem das motos.

As funções do escape de moto: desempenho

Por fim, a função final a ser citada neste texto é o auxílio na obtenção do melhor desempenho do motor da motocicleta.

Como o escapamento acaba sendo um “caminho” para a expulsão de gases do motor, sua boa conservação e configuração ajudam os componentes mecânicos a apresentarem um melhor rendimento nas pistas.

Cuide da sua moto, mas também não esqueça de cuidar de você mesmo!

Você pôde notar pelas explicações acima que cuidar do seu escapamento é uma medida essencial para manter sua moto em bom estado.

Mas, além de cuidar da sua moto, não se esqueça também de cuidar de si mesmo. E em se tratando de cuidados com os motociclistas, a Alba Moto é destaque no desenvolvimento de produtos impermeáveis.

Portanto, se você precisar de novos equipamentos para garantir sua segurança ao pilotar, acesse o nosso site!