Faixa Azul SP: saiba tudo sobre a nova via exclusiva para motociclista

faixa-azul

A Faixa Azul SP pode mudar a rotina dos motociclistas paulistanos. Saiba tudo sobre o assunto e entenda como ela funciona. O trânsito paulistano representa diversos riscos e desafios para quem utiliza a motocicleta como principal meio de transporte ou para trabalhar. Segundo o DATASUS, até o primeiro semestre de 2021, foram gastos cerca de R$ 38,5 milhões com internações decorrentes de acidentes de trânsito.

 

O que é e para que serve a faixa azul?

 

A Faixa Azul SP foi criada para melhorar a sinalização para as motocicletas. No caso, essa sinalização de segurança ocorre entre as faixas veiculares 1 e 2 da Avenida 23 de Maio. Com a implementação da Faixa Azul, espera-se organizar melhor o espaço da rua.

Outro intuito da Faixa Azul é promover mais tranquilidade entre motocicletas e automóveis, principalmente em horários cujo trânsito é mais intenso.

Importante: a Faixa Azul não restringe o fluxo de motocicletas, ou seja, as motos podem fazer ultrapassagens durante o tráfego congestionado.

De toda forma, isso acontecerá de maneira mais organizada, seguindo uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2. Com mais disciplina, é possível tornar o trânsito mais seguro e consciente, sem prejudicar a dinâmica que já existe nessa via.

 

Objetivos

Os principais objetivos da Faixa Azul SP são:

 

  • Conscientizar os motoristas, tanto de motocicletas quanto de automóveis, no sentido de melhorar a utilização das vias;
  • Organizar o espaço compartilhado entre carros e motos;
  • Otimizar o trânsito de São Paulo, ressaltando a importância de todos os veículos envolvidos;
  • Reduzir conflitos entre motoristas e motociclistas;
  • Reduzir o número de feridos e mortos por acidentes no trânsito.

 

Como a faixa azul influencia o trânsito em São Paulo

 

Atualmente, estima-se que haja cerca de 1,3 milhão de motos em circulação só na cidade de São Paulo. A cada ano, as motocicletas ganham mais espaço e passam a integrar a rotina de quem precisa se locomover de forma rápida e mais econômica.

Além disso, os serviços de entregas tiveram um “boom” durante a pandemia e, hoje, são essenciais. Isso também corroborou para o aumento do número de motos trafegando nas vias de SP. As motos promovem diversos benefícios, como baixo custo de manutenção e consumo reduzido de combustível.

Porém, foi observado um aumento no número de sinistros. A quantidade de óbitos cresceu e hoje mais de 1 motociclista morre por dia em São Paulo.

Visando a um trânsito mais seguro e respeitoso à sinalização, surgiu a Faixa Azul em SP.

 

Faixa Azul SP: saiba mais sobre o universo do motociclismo com a Alba Moto

A Alba Moto é uma empresa com quase 50 anos de estrada e se dedica a fornecer as informações mais importantes sobre motos.

No blog, você pode conferir matérias sobre a faixa azul SP e outros assuntos relacionados ao universo do motociclismo.

A Alba Moto também comercializa jaquetas e calças específicas para andar de moto com segurança.

Além disso, na loja, você encontra acessórios, como capa de chuva, bota impermeável, luvas, mochilas e capas para motos.

Navegue pelo site e confira nosso catálogo na loja online.