Saiba mais sobre a importância do óleo lubrificante para moto - Alba Moto

Saiba mais sobre a importância do óleo lubrificante para moto

óleo lubrificante para moto, Saiba mais sobre a importância do óleo lubrificante para moto, Alba Moto

Se você é um dono orgulhoso de motocicleta, com certeza entende que é preciso cuidar do veículo para ele se manter em boas condições de uso – e o óleo lubrificante para moto, por exemplo, não pode ser esquecido.

Uma moto bem cuidada não só garante a segurança de seu proprietário, como também reduz consideravelmente os gastos com manutenção.

Afinal de contas, prevenir problemas futuros é muito mais barato que consertá-los posteriormente. Pelo menos em se tratando de motocicletas.

Nesse sentido, um dos pontos importantes da prevenção e manutenção de motos é justamente a constante observação do óleo lubrificante para moto.

E para esclarecer de uma vez por todas as possíveis dúvidas sobre a importância deste produto que desenvolvemos esta publicação de blog.

Para que serve o óleo lubrificante para moto?

O óleo lubrificante para moto tem uma função igual ao óleo usado para carros. É uma peça chave, portanto, para a manutenção da saúde de motores.

O óleo é um líquido de consistência viscosa que evita o atrito entre peças do motor e diminui o desgaste dos componentes mecânicos da moto.

Sendo assim, é um produto que também auxilia na refrigeração do motor, impedindo que superaquecimentos ocorram.

Se você quiser conhecer mais sobre os aspectos mecânicos de motos, confira também o nosso texto sobre os tipos de freios de motocicletas.

Por que um óleo velho pode ser prejudicial ao motor?

Como já dissemos anteriormente, o que impede o desgaste causado pelo atrito dos componentes mecânicos do motor é justamente a textura viscosa do óleo.

A medida em que vai ficando velho, porém, a tendência é que o óleo perca a sua viscosidade e fique cada vez mais líquido.

E nesse estado, infelizmente, ele não consegue absorver os impactos do uso diário de uma moto. Assim, as peças do motor chocam-se sem nenhum amortecimento e terminam por ficar mais predispostas a apresentar problemas em períodos curtos de tempo.

Quando e como checar o óleo da sua moto?

O tempo de troca depende de cada veículo e cada marca de óleo. Convencionalmente, em média, é necessário trocar o óleo em, no máximo, seis meses ou depois de uma quilometragem entre 3.000 e 10.000 km.

Para checar o óleo da sua moto, caso você não queira pedir ajuda a um especialista, basta checar as instruções do manual do proprietário.

De maneira geral, todavia, faça a checagem com o motor aquecido e a moto em posição vertical. Após a limpeza e o encaixe da vareta medidora, o nível do óleo deve estar entre as duas marcas locais.

Essas duas marcas são os limites mínimos e máximos do óleo. Se estiver abaixo do mínimo, ou acima do máximo, será prejudicial ao motor a longo prazo.

Como escolher o melhor óleo lubrificante para a sua moto?

Cada fabricante indica lubrificantes específicos com características próprias, portanto, siga essas dicas se quiser ter um motor bem preservado.

Jamais misture marcas diferentes de lubrificantes ou use óleos para carros em motores de motocicletas.

Blog da Alba Moto, o melhor conteúdo para motociclistas

A Alba Moto é uma tradicional marca brasileira que atende motociclistas com acessórios exclusivos e produtos impermeáveis desde 1973. No nosso blog, você encontra o melhor conteúdo para todos os tipos de motociclista — desde aqueles que trabalham, até aqueles que apenas se divertem com a moto. Acesse e confira mais textos!