Moto de trilha pode andar na rua?

moto de trilha

Moto de rua pode andar na trilha, mas e moto de trilha? Pode andar na rua? A resposta simples é não!

Continue lendo e entenda o porquê.

 

Uso limitado

As motos fabricadas especificamente para a trilha, para o off-road, não têm equipamentos como pisca-piscas, espelhos retrovisores, lanterna com luz de freio, painel com velocímetro etc. Isso ajuda muito na performance em trilha, mas esses itens são obrigatórios para motos que circulam em vias públicas, sejam elas ruas ou rodovias. Por essa razão, não podem andar na rua.

O que diz a Lei

O Código de Trânsito Brasileiro,não veda a fabricação, importação, posse e uso de veículos para trilhas, realização de enduro, rally, motocross, entre outras práticas esportivas. 

No entanto, os veículos exclusivamente destinados a essas atividades não podem transitar em via pública se não possuírem todos os equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Código de Trânsito e pelo CONTRAN, nem atenderem aos requisitos e condições de segurança legalmente estabelecidos.

Conduzir, em via pública, veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado, constitui infração gravíssima, tipificada no art. 230, inciso 5º, do Código de Trânsito Brasileiro, sujeitando o infrator às penalidades de multa e apreensão do veículo, além da medida administrativa de remoção do veículo.

Como passar por áreas urbanas?

Quem faz trilha como atividade esportiva, meio profissional ou como hobby, deve colocar a moto sobre um reboque (uma carretinha ou caçamba do carro) e levá-la até a área rural. 

É necessário que o proprietário tenha em mãos a documentação ou nota fiscal da moto para comprovar sua procedência no caso de uma eventual fiscalização da Polícia. 

Caso o trajeto for muito curto (200m aproximadamente) você pode tentar negociar com a autoridade local, avisando os dias e horários que você e seus amigos passarão pelo trecho com as motos, porém, esta é uma decisão única da polícia local. Eles podem não acatar e obrigar o uso da carretinha mesmo em distâncias tão curtas.

Mesmo havendo grande liberdade e uma infinidade de estradinhas de terra e trilhas no Brasil, é obrigatório prestar atenção à legislação vigente para não ter problemas, e lembrar que moto de trilha não pode andar na rua.

 

É possível adaptar a moto de trilha?

Sim. Você pode adaptar e colocar retrovisores, faróis, velocímetro e todos os equipamentos necessários (além da documentação) para transitar em vias urbanas, mas sua moto vai perder em performance e você pode ter mais custos de manutenção com essa adaptação.

Avalie se vale a pena.

 

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

 

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *