O que é preciso para tirar a CNH de moto?

cnh

Se você está querendo tirar carteira CNH de moto, neste artigo vamos te dar todas as informações necessárias para lhe auxiliar nesse processo. Confira!

Pré-requisitos

Para tirar uma carteira de motorista para motos, os pré-requisitos e documentação são os mesmos que para automóveis: 

  • ser maior de idade (a partir de 18 anos);
  • saber ler e escrever (não há especificação sobre o grau de escolaridade, basta que a pessoa seja alfabetizada);
  • ter um documento de identidade (RG, carteira de trabalho etc.);
  • ter CPF.

Cadastro no Detran

O primeiro passo para tirar a CNH de moto é fazer o cadastro no site do Detran de seu estado e agendar um atendimento presencial para apresentação dos seus documentos pessoais: RG, CPF e um comprovante de residência atualizado (entregando também, as respectivas cópias). 

Na mesma ocasião, dados biométricos são coletados junto com a assinatura do candidato, que também deve fazer um teste que comprovará a alfabetização.

Nesse processo todo, também se incluem os exames de saúde física e mental, além de uma avaliação psicológica. Tudo isso é obrigatório para dar início ao processo da 1ª habilitação e deve ser realizado em clínicas de profissionais credenciados pelo Detran. 

Encontre uma boa autoescola

Documentação e exames aprovados, chega a hora da matrícula na moto escola, que deve ser credenciada no Detran, estar bem cotada pelos ex-alunos e cobrar um valor que caiba nas finanças. 

É importante exigir um contrato claro, que discrimine tudo que estará incluso no valor.

Uma vez feita a matrícula na moto escola, virão as 45 horas/aula do curso de instrução teórica sobre as leis de trânsito, noções de direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica.  

Ao final do curso, um exame é realizado e, em caso de aprovação, serão iniciadas as aulas práticas sob a supervisão de um instrutor. Após concluir essa etapa, você poderá fazer a prova prática de moto.

São exigidas pelo menos 20 horas/aula antes de poder realizar o exame prático. Todas as aulas deverão ser realizadas em local especificamente preparado, que simula o roteiro do exame ou em alguns casos, é o próprio lugar onde será feita a avaliação pelos fiscais do Detran.

Permissão para dirigir

Após a aprovação no exame prático, durante um ano o recém-habilitado usará um documento chamado PPD, a Permissão Para Dirigir. 

O documento tem validade de um ano, período no qual eventuais multas – uma gravíssima, grave ou ainda mais de uma média – podem fazer todo o processo voltar a zero. 

A CNH só será conseguida definitivamente depois de um ano de bom comportamento no trânsito.

Quanto custa para tirar a CNH?

As taxas cobradas pelo Detran variam de estado para estado – assim como os valores cobrados pelas moto escolas. 

Geralmente os valores ficam numa faixa de RS 1.800 a R $2.200 para todo o processo. Por isso, se prepare financeiramente para tirar a documentação.

 

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *