O que preciso saber antes de começar a andar de moto?

andar de moto

Muita gente que quer começar a andar de moto se depara com receios e dúvidas. Pilotar uma motocicleta não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pode ser mais fácil do que parece, mas é preciso seguir algumas dicas e tomar alguns cuidados para rodar com segurança. 

Confira em nosso texto de hoje tudo o que precisa saber antes de começar a pilotar uma moto!

Primeiro passo: tirar carta

A primeira coisa que você precisa fazer é tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A. Para pilotar motos, é preciso passar pelo processo de habilitação e conhecer a legislação e a sinalização de trânsito”, recomenda Poltronieri

Pode parecer óbvio, mas muita gente acredita que não precisa de CNH para pilotar ciclomotores ou scooters de baixa cilindrada. Precisa, sim. Se você for pego pilotando um desses veículos sem habilitação, a infração é gravíssima, e o valor da multa por dirigir sem CNH é de R$ 880,41.

Além de ser obrigatório por lei, as aulas práticas exigidas para se tirar a CNH ajudam a se familiarizar com os comandos e a dinâmica de uma motocicleta. 

 

Compre bons equipamentos de proteção

Além do capacete, equipamento exigido por lei, é preciso usar luvas e jaqueta apropriada ao motociclismo, feitas com tecidos resistentes e com proteções nos ombros, cotovelos e costas. 

A jaqueta para motociclistas não é, como muitas pessoas acreditam, um mero agasalho. Uma jaqueta traz, acima de tudo, segurança e proteção. Na medida do possível, a jaqueta amortece a queda do motoqueiro e pode evitar lesões na pele. Isso a torna importante independentemente da estação do ano.

Uma boa calça e uma mochila resistente também são importantes. No nosso blog falamos dos 5 equipamentos essenciais para quem anda de moto. Temos as melhores opções em nosso site. Não deixe de conferir.

Escolha uma moto mais leve como primeiro veículo

Escolher motos de menor capacidade ou de baixa “cilindrada” é mais aconselhável para quem está começando, pois são menores, mais leves e dão maior confiança. 

Pratique técnicas de pilotagem

A melhor maneira de andar de moto com segurança é praticar. Aprender novas técnicas também é interessante. Muitas concessionárias oferecem cursos para treinar e conhecer as motos que elas estão vendendo. Procure esses cursos. Conhecimento nunca é demais. 

Outra alternativa é praticar em um local tranquilo e de pouco movimento, alguns conceitos básicos, como equilíbrio. 

Concentre-se no trânsito

Se você está começando, melhor é estudar as rotas e evitar vias de maior movimento ou vias expressas.

Não se distraia. Esqueça o celular, fones de ouvido ou qualquer outra atividade que tire a sua concentração do trânsito. É preciso prestar atenção não só na sua pilotagem, mas também na forma como os outros dirigem e pilotam. 

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

 

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *