Passa muitas horas do seu dia em cima da moto? Veja como se cuidar!

 

Você passa muitas horas em cima da moto? Trabalha com entregas? Viaja bastante?

Longos trechos de moto podem ser exaustivos, mas tem como você minimizar isso.

Por isso, siga a leitura para aprender a prevenir as dores no corpo que a moto pode causar!

 

Causa de dores ao pilotar

As dores são causadas pelos longos períodos que o piloto fica na mesma posição, o que pode causar desvios na região lombar.

Como os músculos ficam sobrecarregados, a dor é um alerta para algo errado.

Além da lombar, após um longo período na moto, você também pode sentir dor na coxa, pescoço e tendões dos dedos.

A espuma dos bancos também pode contribuir para o desconforto após longo período em cima da motocicleta.

 

Dicas para aliviar dores

 

Pescoço

O vento no capacete e até a tensão dos dentes podem causar dores incômodas no pescoço após pilotar a moto.

Essa dor começa na base do pescoço e não deixa você mover sua cabeça naturalmente.

O calor ajuda a aliviar essa dor: bolsas de água quente ou ainda algum creme de aquecimento podem ajudar.

 

Dificuldade em levantar os braços

Se, após pilotar a sua moto, for difícil você levantar os braços para tirar o capacete, isso pode significar uma tendinite no ombro.

A tendinite é a inflamação em um dos tendões, que vem geralmente acompanhada de bastante dor e inchaço.

Para diminuir essa dor, você vai precisar de gelo: aplique uma garrafa congelada, uma bolsa de água gelada ou um saco de gelo.

A inflamação provavelmente diminuirá no mesmo instante.

Após isso, você pode aplicar um pouco de compressa quente.

 

Dor forte nas costas e ombros

Se sentir uma dor forte na parte superior das costas e nos ombros, provavelmente está relacionada a uma contratura em trapézio.

Aplique gelo o mais rápido possível e, logo em seguida, compressa quente.

 

Dores nas pernas ou dormência

Se a dor na lombar incidir para alguma das pernas, causar dormência e o impedir de se mover, provavelmente seja ciática.

A ciática é neuralgia ao longo do nervo ciático, e é uma dor constante, que incomoda mais nos momentos em que você está parado ou em pé.

Nesse caso, descanse bastante. 

Caso qualquer uma das dores citadas acima não diminua com as compressas e descanso, é importante que você procure o seu médico.

 

Como prevenir dores

Há alguns exercícios e alongamentos que você pode realizar para prevenir desconfortos.

 

Pescoço

Uma forma de prevenir a dor no pescoço após pilotar a moto é fazer um simples exercício de alongamento: mover a cabeça de um lado para o outro, em direção ao ombro.

 

Braços

Exercícios de alongamento ajudam a prevenir dores nos braços ao pilotar a moto.

Puxe seu cotovelo gentilmente, apoiado pela sua mão direita, para exercitar seu ombro; após isso, repita com o outro braço.

Ao finalizar, coloque as duas mãos para trás e alongue-se.

 

Lombar

Mude sua posição de tempos em tempos, vire a cabeça e descanse os ombros.

Também evite carregar peso de mochilas nas costas enquanto pilota, pois isso pode aumentar a dor na lombar.

Utilize um capacete leve, sem muitas entradas de ar.

 

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