Entenda os perigos de fazer alterações no guidão da moto - Alba Moto

Entenda porque pode ser perigoso fazer alterações no guidão da moto

guidão da moto, Entenda porque pode ser perigoso fazer alterações no guidão da moto, Alba Moto

Todo mundo sabe, ou pelo menos tem alguma noção, de como o guidão da moto é importante na condução desse tipo de veículo.

Mas pilotar uma moto muitas vezes deixa de ser apenas uma questão de trabalho, transporte ou passatempo.

Acaba se tornando para incontáveis pessoas um verdadeiro estilo de vida, que une grupos e junta multidões em torno do amor pelas duas rodas.

Assim, uma prática extremamente comum das pessoas que nutrem esse amor por motocicletas é a customização de seus veículos. Customização essa que pode envolver diversas partes da moto.

Desde o estofado dos bancos até o uso de peças cromadas, esse embelezamento das motos é inofensivo em diversos casos.

Entretanto, essa prática pode acabar sendo prejudicial à segurança do piloto caso ele interfira em alguns componentes importantes. Esse é o caso do guidão da moto.

Justamente por esse motivo, preparamos este texto para mostrar o porquê pode ser perigosos efetuar alterações no guidão da moto.

Por que outras peças podem ser alteradas e o guidão da moto não?

É comum que essa pergunta surja no momento em que se afirme que a customização do guidão é perigosa.

Mas quando pensamos em alterações do estofado do banco, por exemplo, não existem problemas por ser uma área que não interfere no desempenho da moto ou de seu condutor, pelo menos não de maneira grave.

Com o guidão da moto, é exatamente isso que acontece. Dependendo de seu formato ou de outros atributos, a pilotagem pode ficar prejudicada.

De que forma um guidão de moto pode atrapalhar um motociclista?

Como já comentado de maneira superficial, o formato do guidão pode gerar desconforto ao motociclista, atrapalhando assim seu desempenho nas pistas.

Cada moto possui um guidão projetado para oferecer maior conforto e segurança especificamente para o seu modelo.

Trocar o guidão original por qualquer um diferente já é pouco aconselhável, mesmo em casos de necessidade ou manutenção.

Um guidão alto pode deixar os braços do motociclista muito esticados, gerando dificuldade de pilotagem, enquanto que um guidão estreito altera a dirigibilidade e a maneira de fazer curvas, por exemplo.

Por isso, lembre-se: customizações não são proibidas, mas as trocas de guidão não são, de maneira alguma, aconselháveis.

Preocupado com a sua segurança nas pistas? Conheça a Alba Moto!

A Alba Moto é uma empresa que já cuida dos motociclistas brasileiros há mais de 40 anos, fabricando e comercializando produtos que garantem a segurança nas pistas.

Acesse o nosso site e confira você mesmo toda a gama de produtos Alba e suas especificações que fazem tanto sucesso entre os pilotos das duas rodas.