Os perigos da linha de pipa para motociclistas - Alba Moto

Os perigos da linha de pipa para motociclistas

Os perigos da linha de pipa para motociclistas

A infância é um dos períodos mais mágicos da vida humana. Nessa época, tudo vira um brinquedo e qualquer lugar é perfeito para se divertir.

Muito por conta dessa mentalidade mais ingênua e imatura, no entanto, crianças podem participar de brincadeiras irresponsáveis sem se preocupar com possíveis graves consequências — ou até sem sequer imaginá-las.

Um caso muito conhecido desse tipo e que é extremamente perigoso para motociclistas é o uso de pipas. Isso mesmo, a simples brincadeira de empinar pipas pode trazer risco à vida de outras pessoas.

Por esses motivos, é necessário se prevenir dos desastres causados por esse tipo de brincadeira.

Por que a linha de pipa pode ser perigosa para a vida de um motociclista?

Uma pipa é formada, basicamente, por uma estrutura que funciona como uma vela de barco, recebendo o vento para voar, e uma linha que é atada a essa estrutura.

Naturalmente, a graça para a criançada está em ver quem consegue alçar a sua pipa a voos mais altos. Isso, com certa frequência, gera uma competição entre crianças próximas.

E quando isso acontece, é normal que, devido a imprevisibilidade do vento e a proximidade dos brinquedos, pipas se enrosquem no ar e acabem perdendo altitude e, consequentemente, caindo.

Como forma de resolver esse problemas, muitos passaram fazer uma solução chamada cerol. O cerol nada mais é que uma mistura de cola e vidro moído.

Essa mistura, depois de pronta, é passada nas linhas das pipas para torná-las extremamente cortantes. Dessa forma, quando as pipas se enroscarem no ar, aquela que tiver cerol cortará a linha da outra pipa e seguirá seu caminho nos céus.

Acontece que essas linhas cortantes também podem cortar outras coisas além de linhas. Em contato com motociclistas em maiores velocidades, as linhas com cerol podem fazer cortes profundos.

Esses cortes podem chegar a ser fatais caso ocorram no pescoço, parte do corpo geralmente mais desprotegida.

E mesmo que atinjam outras áreas menos vitais do corpo, esse tipo de pipa pode causar também acidentes ao desequilibrar motociclistas em ruas e rodovias, causando acidentes e colisões.

Como se prevenir das linhas com cerol?

Para se prevenir desse mal, basta ficar bem atento ao ambiente à sua volta, principalmente se este for possivelmente uma área com crianças.

Nos finais de semana, dias ensolarados e períodos de férias escolares, a atenção também deve ser redobrada. Caso aviste pipas no céu, mantenha-se alerta.

Uma outra solução é o uso de antenas na moto específicas para auxiliar no corte das linhas antes que elas cheguem ao motociclista.

Por fim, também é indicado o uso dos acessórios de segurança para motociclistas, como luvas, jaquetas e calças específicas. Esses materiais evitam que a linha corte as partes do corpo cobertas.

Materiais mais resistentes, como aqueles presentes na confecção de produtos da Alba Moto, por exemplo, são de grande utilidade na luta contra o cerol. Por isso, se você estiver precisando de equipamentos desse tipo, acesse a área de produtos do nosso site e adquira já os seus!