Pneu da moto furado: o que fazer quando isso acontecer?

Pneu da moto furado: o que fazer quando isso acontecer?

pneu furado de moto

Furar o pneu é um problema sério, tendo em vista que pode comprometer a integridade física e a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

Quando se trata do pneu de moto, o risco é ainda maior, uma vez que esse meio de transporte está apoiado em apenas duas rodas.

Determinadas circunstâncias que resultam na perfuração do pneu da moto não estão sob o controle do motociclista.

Por exemplo: pela estrada, podemos nos deparar com diversos objetos pontiagudos, como cacos de vidro, galhos secos, arames, pedras e pregos.

Esses materiais podem perfurar a superfície do pneu e atingir a câmara de ar. 

Além disso, o risco de se deparar com o pneu da moto furado aumenta em dias de chuva.

Isso porque a água tende a lubrificar a superfície dos objetos pontiagudos, facilitando a penetração deles na borracha do pneu.

Caso os pneus estejam carecas, ressecados ou murchos, esse risco também aumenta, independentemente de haver chuva ou não.

Levando em consideração o que foi exposto acima e visando contribuir com a segurança de nossos clientes, elaboramos o post de hoje.

Acompanhe nossas orientações sobre o que fazer quando o pneu da sua moto furar!

O que fazer ao se deparar com o pneu da moto furado?

Caso o pneu da moto seja perfurado enquanto você a pilota, não freie imediatamente. Isso pode resultar na perda de controle do veículo.

O ideal é diminuir a velocidade gradualmente e estacionar a moto em um local seguro para desembarcar e avaliar se o pneu de fato furou.

Se você estiver longe de uma oficina e não tiver nenhum kit de reparo, a melhor alternativa é chamar o guincho para transportar a moto em segurança.

No entanto, pode ocorrer de o pneu furar em localidades remotas, onde o guincho demoraria muito para chegar.

Pode ocorrer, ainda, do pneu ser perfurado enquanto você passa por uma região que não está coberta por uma rede de telecomunicação.

Nesse sentido, o mais indicado é ter um kit de reparo para motos que seja compacto e caiba no baú ou compartimento abaixo do assento.

Há diversos kits disponíveis no mercado, sendo possível encontrar maletas com diferentes quantidades de peças e faixas de preço.

Comumente, os kits contêm cola, escareador de furo, agulha de inserção, bico para cápsula, cápsula de CO2, macarrão, dentre outros itens.

Caso você não tenha experiência em manutenção de moto, é possível contar com um spray para furos em pneus.

Ao borrifar o produto sobre o furo, é lançado um material viscoso que, após alguns minutos, seca, selando o furo temporariamente.

Assim, é possível pilotar a moto de forma segura até uma oficina para que o mecânico realize a manutenção adequada.

Existe estepe para pneu de moto furado?

Diferentemente dos carros, as motos não contam com estepe para pneu furado, mas nem sempre foi assim.

Antigamente, as scooters, como a Lambretta e a Vespa, possuíam estepes acoplados a sua traseira ou entre o motociclista e o guidão.

Naquela época, as motos eram menores e, consequentemente, suas rodas também.

Assim, o estepe não atrapalhava de forma significativa a estabilidade da moto.

Contudo, isso mudou com o passar do tempo, a partir do surgimento de modelos mais robustos.

Além disso, atualmente, há menos chances do pneu de uma moto furar, bem como outras alternativas mais práticas para solucionar o problema.

Devido a isso, não há necessidade das motos possuírem estepes hoje em dia.

Conheça a Alba Moto

A Alba Moto atua há mais de 40 anos no mercado. Somos referência em vestuário e acessórios impermeáveis para quem pilota sobre duas rodas.

Portanto, se você é motociclista e está a procura de produtos que ofereçam conforto, qualidade e segurança, conheça a loja online da Alba!