Saiba por que é importante fazer a manutenção preventiva no freio ABS em motos - Alba Moto

Saiba por que é importante fazer a manutenção preventiva no freio ABS em motos

freio ABS em motos da Alba Moto

Atualmente, há diversos tipos de freios no mercado, o que pode confundir o consumidor quanto ao modelo mais adequado para as suas necessidades. 

Como o sistema de frenagem é um item de suma importância para manter a segurança do motociclista, é preciso conhecer bem os tipos disponíveis. 

Além disso, é necessário realizar periodicamente a manutenção preventiva tanto do sistema de freio quanto das demais peças da moto.

Essa medida é importante para manter seu bom funcionamento e a segurança de todos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o freio ABS em motos. Confira!

O que é freio ABS?

ABS é a sigla em inglês para Anti-lock Braking System que, na língua portuguesa, significa o mesmo que freios antitravamento.

O freio ABS em motos é um sistema de frenagem capaz de parar o veículo sem travar as rodas e perder o controle do veículo, evitando a derrapagem. 

Para isso ocorrer, o sistema conta com sensores localizados nas rodas, que avisam rapidamente se uma delas vai travar.

Caso seja identificado que isso pode ocorrer, são acionadas as eletroválvulas da roda, as responsáveis por diminuir a pressão do fluido.

Se for necessário, essa operação é repetida até que a moto pare com segurança, ou seja, o processo ocorre gradualmente.

Essa tecnologia permite que, caso seja necessário parar a moto de forma brusca, ela não derrape, causando um acidente.

Além disso, esse sistema é fundamental em estradas com pouca aderência, de forma que seja possível percorrer o trajeto sem riscos. 

Por que o freio ABS é a escolha mais segura?

Caso os pneus atinjam o seu limite de rotação, ao ativar o sistema de frenagem, as rodas correm o risco de não terem o seu movimento interrompido. 

Isso pode acarretar o travamento das rodas e, consequentemente, a derrapagem da moto.

Como dito anteriormente, o freio ABS funciona de forma inteligente e consegue identificar quando vai acontecer esse tipo de incidente.

Desse modo, é possível diminuir de maneira automática e gradual a pressão do fluido, evitando assim o risco de derrapagem. 

Nesse sentido, devido a esse sistema inteligente, o freio ABS é a escolha mais segura para você que pilota uma moto.

A importância de se realizar a manutenção preventiva para motos

Além de dispor de um freio ABS, que garante maior segurança ao motociclista, é necessário realizar a manutenção preventiva. 

Isso porque as peças tendem a se desgastar com o tempo, sendo natural levar a moto à oficina mecânica regularmente. 

Essa conduta, além de garantir melhor funcionamento da moto e proteção do motociclista, seus passageiros e demais veículos, também é mais econômica. 

Ao realizar a manutenção corretiva, ou seja, o conserto após a moto já estar danificada, gasta-se mais.

Isso ocorre uma vez que o dano será maior e provavelmente demandará a troca de peças. 

Desse modo, verifique no manual do fabricante de quanto em quanto tempo é necessário realizar a manutenção preventiva do seu freio ABS.

Quais outros acessórios são importantes para manter a segurança dos motociclistas?

Além de contar com um sistema de frenagem inteligente e realizar a manutenção preventiva da moto, é necessário dispor de outros itens de proteção. 

Entre os mais necessários, há capacetes, colete retrorrefletivo, capa de chuva impermeável, vestimentas de proteção, entre outros.

Nós, da Alba Moto, somos referência em vestuário e acessórios impermeáveis para motociclistas, possuindo mais de 40 anos de experiência.

Sendo assim, caso você tenha interesse em adquirir algum acessório ou vestimenta de qualidade para motos, conheça nossa loja virtual!