Saiba porque empinar moto é crime e os perigos dessa prática - Alba Moto

Saiba porque empinar moto é crime e os perigos dessa prática

saiba porque empinar moto é crime

Algumas pessoas, principalmente os amantes das duas rodas, provavelmente já se perguntaram um dia se empinar moto é crime.

Nos dias atuais, acaba sendo um questionamento relativamente normal, visto que alguns vídeos da prática de empinar a moto – ou “dar grau”, como é popularmente conhecida a atividade na internet – ganharam força nas redes sociais, passando a viralizar constantemente.

A partir disso, uma série de tutoriais passaram a surgir em sites como o Youtube. Esses tutoriais, no entanto, deixam de lado um detalhe importante: empinar moto é crime.

Além disso, acima de tudo, é também uma prática extremamente perigosa para todos os envolvidos.

Sendo assim, preparamos este texto para informar melhor o porquê de empinar moto ser crime. Assim como, é claro, os riscos dessa prática.

Confira!

Por que empinar moto é crime?

Pense bem, quando uma certa prática acaba colocando em risco uma parcela da sociedade, é justo que essa atividade seja legalizada?

Se a resposta na sua mente nesse momento for “não”, então você está correto. E é justamente esse o caso do empinamento de moto.

Quando um motociclista empina uma moto, ele coloca em risco não só a sua própria integridade física, como também a de outras pessoas ao seu redor.

Isso ocorre porque a instabilidade em cima de uma única roda aumenta as chances de queda. E as quedas têm a capacidade de proporcionar um “efeito dominó” no trânsito.

Esse tipo de efeito acontece quando um acidente inicial gera mais acidentes em sequência nas redondezas. Algo que é muito bem exemplificado pelos engavetamentos.

Dessa forma, empinar moto acaba sendo uma prática proibida justamente por colocar em risco a segurança no trânsito de um grande número de pessoas.

Os riscos dessa prática

Acidentes de trânsito são consequências mais coletivas de empinar moto. Entretanto, por outro lado, há também os riscos individuais.

Em caso de erros, todo o peso da moto pode acabar se chocando com o corpo do motociclista em eventuais quedas.

Além disso, a possibilidade de um choque de cabeça no chão é também grande. Principalmente por conta da posição de equilíbrio da moto que deixa o corpo do motoqueiro mais próximo ao asfalto.

Por fim, o risco de lesões mais sérias na coluna vertebral também existe e não pode, de maneira alguma, ser ignorado.

Agora que você sabe mais sobre porque empinar moto é crime e é uma prática perigosa, aproveite para acessar outros conteúdos de nosso blog!

O Blog da Alba Moto é o local perfeito para qualquer motociclista buscar informações sobre o mundo das duas rodas.

Isso porque a preocupação que nossa marca tem com os motoqueiros ao fabricar acessórios de segurança, é a mesma que permeia todos os nosso textos. Acesse a página do nosso blog e veja mais publicações!