Quando se deve trocar o óleo da moto?

óleo da moto

Há muitos mitos em torno da troca de óleo da moto. Muitos motociclistas ainda ficam em dúvida e se preocupam, pois o jeito mais fácil de prejudicar o motor de sua moto é não cuidar da lubrificação.

Confira o texto de hoje e tire todas as suas dúvidas!

Para que serve o óleo?

O óleo tem a função não só de lubrificar o motor, mas de conter o atrito das partes metálicas e assim, reduzir o desgaste.

Outra função fundamental é a de agir na manutenção de temperatura de exercício o mais constante possível, limitar variações extremas e, por consequência, a contração e dilatação exagerada de componentes metálicos.

Não cuidar do óleo (troca, qualidade etc.) é um erro que pode te custar muito caro.

Quando trocar o óleo?

Os intervalos da troca do lubrificante podem acontecer por quilometragem rodada ou por tempo decorrido desde a última troca. Essa e outras informações fundamentais para a manutenção da sua moto estão no manual do proprietário.

Se você roda pouco, passeia apenas aos finais de semana, o prazo será determinado por tempo. Mesmo se sua moto não for usada, o óleo envelhece e perde suas propriedades, por isso é preciso trocá-lo mesmo que não tenha usado a moto.

Se você roda muito, trabalha como motoboy ou algo assim, precisa ficar atento à quilometragem limite determinada, que varia de acordo com cada modelo. Sempre verifique o manual para se informar com quantos km se faz a troca do óleo da sua moto.

Você perdeu, não se lembra onde colocou o manual? Não tem problema. As montadoras agora deixam disponível para download de acordo com o modelo do veículo.

Qual o melhor óleo?

Qual a melhor marca de óleo para minha moto? Essa resposta também está no manual. O melhor óleo lubrificante é aquele recomendado pelo fabricante, que foi determinado por critérios técnicos visando atender todas as especificações desejadas pelos projetistas dos motores.

É verdade que trocar óleo antes do indicado aumenta a durabilidade do motor?

Muitos mecânicos trocam o óleo na metade do intervalo correto, porque acreditam que dessa forma o motor dura mais, mas isso é um mito que remonta à década de 1980, quando os óleos realmente duravam menos. Agora a tecnologia evoluiu muito, e o fluido tem maior durabilidade.

Ao longo dos anos, assim como as motos, os lubrificantes evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute). Por isso, atualmente é possível um maior intervalo na hora de trocar o óleo.

Mas sempre verifique o nível de óleo e complete se necessário.

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *