Entenda como saber a hora de trocar o pneu de sua moto - Alba Moto

Entenda como saber a hora de trocar o pneu de sua moto

pneu de moto, Entenda como saber a hora de trocar o pneu de sua moto, Alba Moto

Saber a hora de trocar o pneu de sua moto é, sem dúvidas, essencial quando observamos fatores de segurança.

Dessa forma, é preciso estar sempre muito atento ao momento da troca para não correr nenhum tipo de risco ao sair de casa.

Muitos motoqueiros, porém, optam por arriscar e manter o mesmo jogo de pneus pelo maior período de tempo possível. Isso tudo em nome de uma economia financeira que pode acabar sendo extremamente perigosa no final das contas.

Por conta disso, preparamos este conteúdo para que os motociclistas saibam exatamente qual é a hora certa de trocar o pneu de suas motos. Confira!

A prevenção para carros e motos é igual?

A princípio, não há diferença entre a checagem dos pneus de moto e os de carro. Inclusive, é válido lembrar, problemas nos pneus são muito mais preocupantes em veículos de duas rodas, caso das motos, do que em veículos de 4 rodas, caso dos carros.

Isso porque em uma moto, o equilíbrio do piloto é muito importante. Assim, qualquer mínima perda de estabilidade e dirigibilidade pode significar um aumento de perigo.

Além disso, um pneu furado, que em carro pode ser um transtorno de mais fácil resolução, em uma moto pode gerar uma queda ou acidente.

Portanto, se você é um motociclista, é melhor tomar o máximo de cuidado possível com seus pneus.

Cheque se o pneu de sua moto não está careca

De longe, o indicativo mais forte de que um pneu deve ser trocado é se ele está careca. O pneu careca é aquele que se encontra com a superfície lisa.

Ou seja, quando aqueles canais mais afundados na borracha e a textura da parte do pneu que costuma ter contato com a pista deixa de estar visível.

Esses canais são responsáveis por garantir maior segurança na mudança de direção, maior aderência na pista e também um desempenho mais adequado durante dias chuvosos.

Dessa maneira, com pneu careca não se brinca. Troque imediatamente!

Preste atenção na dirigibilidade, principalmente na hora das curva!

Outros bons motivos para trocar de pneu podem ser percebidos enquanto você pilota a sua moto.

Caso você passe a sentir certa insegurança ou instabilidade ao pilotar, fique atento, pois pode ser um problema com seus pneus.

Esses fatores são ainda mais perceptíveis em curvas. Portanto, preste atenção principalmente nesses momentos, eles podem ser reveladores.

Acima de tudo, confie na opinião de especialistas quanto ao pneu de sua moto

É importante estarmos atentos durante o nosso cotidiano, pois uma simples observação pode evitar um problema maior.

No entanto, busque sempre respeitar a opinião de especialistas. Consulte as indicações de tempo e quilometragem dos pneus e não tente fazer economias perigosas.

Em cima de uma moto, a segurança deve vir em primeiro lugar. E se tem uma coisa que a Alba Moto entende é sobre a segurança de motoqueiros, já que há anos produz acessórios para os amantes das duas rodas.

Então, depois de conferir o estado dos seus pneus, aproveite para acessar o nosso site e conferir a nossa linha de produtos!