Tudo sobre moto: parte 1 - Alba Moto

Tudo sobre moto: parte 1

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Como nosso público é formado por grandes apaixonados por motos, pensamos em elaborar dois posts: Tudo sobre moto: parte 1 e parte 2

Neles, você poderá conferir desde novidades nas leis do trânsito até curiosidades a respeito do mundo sob duas rodas.

Confira!

Como surgiu a moto?

Caso ainda não conheça a história de como surgiu a moto, você vai achar engraçada essa grande coincidência.

Os créditos pela criação da primeira motocicleta são de um francês e um americano, os quais, sem nunca terem se conhecido, tiveram a mesma ideia.

O mais curioso de tudo isso é que eles, além de terem a mesma ideia, tiveram-na ao mesmo tempo, em 1869.

A nova criação do francês Louis Perreaux e do americano Sylvester Roper consistia, basicamente, em uma bicicleta equipada com motor a vapor.

Isso porque esse tipo de motor já era muito comum tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América (EUA).

Desse modo, a primeira motocicleta foi desenvolvida com um motor movido a carvão vegetal de dois cilindros.

Esses cilindros possuíam bielas ligadas a uma manivela localizada na roda traseira.

Quanto ao design, a primeira motocicleta possuía a roda dianteira muito grande, o que era desconfortável para quem andasse nela.

Com o tempo, a motocicleta foi aprimorada gradualmente, principalmente quando surgiu o primeiro motor a gasolina.

Devido a isso, muitas pessoas consideram que os criadores da motocicleta foram, na verdade, os alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.

Isso porque, em 1885, eles instalaram um motor a gasolina em uma bicicleta de madeira.

A partir daí, em 1894, também na Alemanha, surgiu a primeira fábrica de motos, chamada Hildebrand & Wolfmüller.

Um ano mais tarde, em 1895, surgiu o motor revolucionário DeDion-Bouton, que possibilitou mais potência para as motos.

Na sequência, apareceram muitas outras melhorias que possibilitaram que as motocicletas se transformassem naquilo que conhecemos hoje, como:

  • Motor de um a cinco cilindros e de dois a quatro tempos;
  • Suspensão traseira do tipo monochoque;
  • Braços oscilantes na suspensão traseira;
  • Pneus mais resistentes;
  • Utilização de travões de disco nas provas de velocidade.

Tudo sobre moto: burocracias, regras e legislação

Com a criação e o aperfeiçoamento das motocicletas e sua maior adesão pela população, também foi necessário criar e aperfeiçoar as normas de uso.

Elas são muito importantes, tendo em vista que os motociclistas estão mais vulneráveis a acidentes de trânsito.

Portanto, uma das principais regras é o uso obrigatório de capacete de forma adequada tanto para o motociclista quanto para o garupa.

Além disso, de acordo com a lei, o capacete deve estar em bom estado e ser certificado pelo Inmetro – entre outros detalhes.

Como mencionado, as leis se aperfeiçoam constantemente e, em abril de 2021, começará a vigorar novas leis com a nova alteração no Código de Trânsito.

Entre as mudanças que ocorreram, podemos destacar:

  • Obrigatoriedade do uso de luz baixa durante o dia e à noite;
  • Idade mínima para transporte na garupa de 10 anos;
  • Trafegar com capacete sem viseira passa a ser considerado falta média;
  • Aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Gradação de pontos na carteira por infração;
  • Adoção de áreas de espera para motos, conforme ocorre em São Paulo.

Outro ponto que os motociclistas devem observar com atenção diz respeito à venda e compra de motos usadas.

Isso porque, ao adquirir uma moto usada, ela pode conter restrições legais e débito ou multas em atraso. 

Portanto, antes de comprá-la, entre no site do Detran e informe o número da placa e o Renavam da motocicleta para checar as informações.

Além disso, não aceite documentos já impressos, pois eles podem estar desatualizados ou fraudados.

Também formalize todo o processo de transferência da motocicleta em cartório.

Assim, o próprio cartório já avisa o Detran sobre a venda e você não será responsabilizado por algo que o vendedor realizou com o carro no passado.

Tudo sobre moto: parte 2

Se você gostou de conhecer mais sobre curiosidades e novidades a respeito do mundo das motos, não deixe de conferir o post Tudo sobre moto: parte 2.