Vai andar de moto à noite? Veja dicas para não se complicar

Vai andar de moto à noite? Acesse agora mesmo e confira todas nossas dicas.

Os cuidados que devemos ter ao andar de moto são a melhor forma para prevenir acidentes.

Se esta precaução já é necessária durante o dia, andar de moto à noite deve receber ainda mais de nossa atenção.

Embora a visibilidade do motociclista seja mais completa do que a de um motorista, por não haver a barreira do para-brisa, alguns cuidados devem ser redobrados para garantir uma boa pilotagem noturna.

 Quais são as dicas principais pra andar de moto à noite?

 A dica principal é pensar em todos os componentes da moto, acessórios e vestimenta do motociclista que irão favorecer que ele este visto, ou seja, que outros condutores o possam enxergar.

 Muitos acidentes noturnos entre carro e moto acontecem justamente porque os motoristas não viram a moto se aproximando.

 Ao potencializar a luminosidade da moto e do motociclista, sempre dentro das regras de trânsito com faróis devidamente regulados, é a forma mais segura para evitar acidentes.

Veja algumas dicas de segurança para andar bem de moto à noite:

Faróis e lanternas em ordem

 Manter os faróis e lanternas em ordem, com lâmpadas de luz branca na regulagem correta que não ofuscam a visão de outros condutores e iluminam bem as vias, deve ser prioridade para uma pilotagem noturna segura.

 Procure fazer a regulagem periódica ou troque assim que ocorrer a queima de alguma lâmpada. Transitar com faróis danificados, além de infração de trânsito, é um risco para sua segurança e de outras pessoas.

Roupas com listras reflexivas

 Usar a roupa correta para pilotar já é uma atitude preventiva que traz segurança e conforto para o motociclista.

 Se puder aliar estas funcionalidades com a praticidade das listras reflexivas que possibilitam que o motociclista seja visto por outros condutores, será uma precaução completa.

Sinalização correta

 Cumprir as regras de sinalização, como dar seta para avisar as próximas manobras, é um comportamento de segurança que não pode ser negligenciado em nenhum momento.

 Quando se fala em andar de moto á noite, este comportamento deve ser levado ainda mais à sério. Ou seja, tudo que puder garantir que o motociclista seja visto e chamar atenção para sua presença é recomendado.

Capacete e viseiras

 Como item de segurança já sabemos que o capacete é imprescindível. Mas é muito importante que ele seja utilizado com a viseira limpa e sem arranhões que prejudicam a visão, lembrando que à noite o alcance do nosso campo de visão é diminuído, especialmente na adaptação da pupila acostumada com a luz solar e em transição para a luz noturna e poluição visual das luzes noturnas artificiais.

Velocidade controlada

  A recomendação de especialistas para quem pilota moto à noite é a de reduzir um pouco a velocidade em vias muito rápidas.

 Numa estrada com velocidade de 100 km/h, por exemplo, a dica é manter na casa dos 90 km/h para evitar acidentes e curtir andar de moto à noite.

 Jaquetas para motoqueiros

Outro ponto muito importante é a sinalização do motociclista. A Alba Moto conta com uma linha exclusiva para os amantes das duas rodas. Veja toda nossa linha de jaqueta para motoqueiros clicando aqui.