Veja cinco dicas para escolher bem a sua moto

moto

Tá pensando em comprar uma moto? Nova ou usada? 

Não importa qual o seu objeto de desejo, temos cinco dicas para escolher sua moto. Confira!

1. Considere o uso que fará do veículo

Compre uma motocicleta adequada ao que você precisa ou quer. Pense se você vai usá-la para trabalho, para lazer, se em trajeto urbano ou rural. 

Se vai andar em ambiente urbano, em meio a congestionamentos, por exemplo, escolha um modelo pequeno, leve e ágil, de baixa cilindrada. Por outro lado, se pretende viajar com frequência, a opção deve ser por um modelo com motor de 500 cilindradas ou acima. 

Mas se o seu objetivo for motocross ou trajeto off road, os modelos mais versáteis, como as trails, são os mais indicados. 

Não faz sentido ter uma motocicleta pequena para rodar longas distâncias ou uma moto grande e potente só para ir ao trabalho e voltar.

2. Pesquise preços

Definido o tipo de moto necessário, o próximo passo é pesquisar preços. Pesquise novas e usadas.

Uma dica: não é difícil encontrar motos usadas de anos recentes, pouco rodadas e ainda na garantia com preços que chegam a ser até 25% mais baixos que os das equivalentes novas.

3. Considere a manutenção em seu planejamento

Antes de comprar, pesquise os preços das peças e produtos que mais precisam de reposição, como pastilha de freio, óleo, filtros, etc. 

Esse valor precisa ser previsto em seu planejamento financeiro.

4. Leve um mecânico para ver a moto usada

Optou pela moto usada? Ótimo, mas lembre-se de que ela foi usada e, portanto, você pode ter surpresas não tão boas. 

Se puder, leve um mecânico para avaliar a motocicleta. Isso pode evitar uma possível dor de cabeça ou pode ser argumento para um pedido de desconto na negociação.

5. Experimente a moto

Tudo pronto. Escolheu o modelo, considerou os gastos, optou por nova ou usada, tudo certo, agora é hora de experimentar a moto! Sim, tanto a nova quanto a usada precisam ser testadas.

O objetivo é observar se você sente algum desconforto e se o veículo está ergonomicamente adequado para sua altura ou porte físico. Uma pessoa muito alta em uma moto muito baixa ou pequena logo se sentirá desconfortável – e vice-versa.

Confira a altura do guidão, a posição das pedaleiras e até a maciez do banco – e pense que ficará naquela posição de pilotagem por mais do que alguns minutos. 

Curtiu as dicas? Não deixe de ler os outros artigos em nosso blog.

 

Conheça os produtos Alba

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Temos capas de chuva, jaquetas, calças, botas, luvas e muito mais!

Navegue pelo site para conhecer nosso catálogo de acessórios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *