Aprenda a evitar desperdício de combustível!

desperdício de combustível

Quem escolhe andar sobre duas rodas leva vantagem quando o assunto é gasto no posto de gasolina! Seja usando etanol ou gasolina, o gasto é muito menor para quem deixa o carro em casa e sobe na moto ou scooter. O que é bom sempre pode ficar melhor. Pequenas atitudes podem aumentar sua economia de combustível, e melhorar ainda mais a eficiência de sua moto e a rentabilidade de seu dinheiro. Confira!

 

Pilotagem consciente

Se você é daqueles que acelera à toa, estica marcha, acelera muito para frear em seguida, pode estar jogando dinheiro fora!
Levar a rotação do motor nas alturas ou acelerar desnecessariamente desperdiça combustível.

Tenha em mente que a energia que o combustível produziu nas entranhas do motor acaba sendo desperdiçada se você pilotar freando continuamente por não prestar atenção no fluxo do trânsito. 

Dirija de maneira constante e suave. Seu bolso agradece.

 

Manutenção preventiva

 

Faça manutenção da sua moto de acordo com o manual do proprietário. Não é bobagem. É segurança e economia.

Alguns itens exigem maior atenção quando o tema é economia de combustível, como a vela de ignição. Uma vela de ignição inadequada prejudica a queima correta da mistura ar-combustível, e resulta em gasto desnecessário de combustível. 

Outra coisa que pode influenciar no gasto de combustível é pneu descalibrado ou excessivamente gasto. Calibre sempre seus pneus e procure trocá-los sempre que necessário.

 

Estude caminhos

 

Pesquise o caminho que precisa percorrer antes de sair de casa. Se você sempre vai ao mesmo local (trabalho, por exemplo), estude os trajetos e escolha sempre o que vai exigir menos do motor.

Às vezes vale mais a pena um trajeto um pouco mais longo que não tenha trechos “problemáticos”.

Além disso, a velocidade constante também ajuda a economizar combustível, por isso, dirigir tranquilamente (sem acelerar desnecessariamente) e optar por percursos mais “tranquilos” são melhores para o seu bolso.

 

Qualidade do combustível

 

Por fim, fique atento à qualidade do combustível. O combustível adulterado faz com que ocorra com mais dificuldade na queima, e o motor precisa, então, injetar mais combustível na câmara de combustão para extrair o mesmo desempenho (especialmente em motos com injeção eletrônica).

Combustível adulterado vai gerar um gasto maior não apenas da própria substância, mas eventualmente de peças que podem ser prejudicadas pela gasolina (ou álcool) adulterada.

Abasteça sempre que possível em postos seguros, desconfie sempre de promoções muito fora do mercado.

 

Curtiu as dicas?

 

Conheça os produtos Alba

 

A Alba Moto é referência em capas de chuva e roupas para motociclistas há mais de 45 anos. Comercializa seus produtos no Brasil e na Europa e é referência entre quem ama andar sobre duas rodas!

Nosso blog é super completo, com conteúdos sobre marca de queda em moto usada e outros assuntos relacionados ao universo do motociclismo.

Navegue pelo site, para acessar todos os conteúdos do blog gratuitamente e aproveite para conhecer nosso catálogo de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *